Cinco gerações, uma marca: como atrair e reter talentos de todas as idades (parte 2)

Nesta série de duas partes, a Page Outsourcing explora cada geração que atualmente faz parte da força de trabalho e algumas de suas características distintas, e como você pode adaptar sua marca empregadora para repercutir em cada uma delas. Leia a primeira parte aqui.

Construindo uma marca empregadora relevante para a geração

Ao sintonizar-se com as preferências distintas de cada geração, os gestores globais de aquisição de talentos e de recursos humanos podem criar uma marca empregadora que não só atraia uma vasta gama de talentos, mas também cultive um ambiente de trabalho dinâmico e inovador. Vamos explorar como as diversas gerações reagem às diferentes facetas da marca empregadora.

Bem-estar dos colaboradores

  • Tradicionalistas e Baby Boomers: Concentre-se na estabilidade e nos benefícios abrangentes para a saúde. Por exemplo, ofereça workshops de planejamento de aposentadoria juntamente com planos de saúde tradicionais.
  • Geração X e Millennials: Enfatize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e recursos de saúde mental, como horários flexíveis e acesso a programas de bem-estar.
  • Geração Z: Ofereça opções flexíveis de bem-estar, como aplicativos personalizados de condicionamento físico e saúde mental, atendendo às suas preferências individuais.

Adaptabilidade ao trabalho remoto e híbrido

  • Baby Boomers e Geração X: Ofereça opções de trabalho remoto parcial, como horário de 3 dias no escritório e 2 dias em casa, para respeitar sua preferência por interações presenciais.
  • Millennials e Geração Z: Implemente políticas de trabalho remoto totalmente flexíveis, apoiando seu estilo de vida digital com ferramentas como plataformas de colaboração virtual.

Diversidade, equidade e inclusão (DEI)

  • Tradicionalistas à Geração X: Informe a importância do DEI no local de trabalho por meio de treinamentos regulares e atualizações de políticas inclusivas.
  • Millennials e Geração Z: Promova e implemente ativamente iniciativas de DEI, como programas de mentoria e mentoria reversa que promovem conexões intergeracionais e diversas.

Integração tecnológica e experiência do candidato

  • Tradicionalistas e Baby Boomers: Garanta que a tecnologia seja acessível, fornecendo guias do usuário e suporte de TI para facilitar a transição digital.
  • Geração X à Geração Z: Utilize tecnologia moderna e fácil de usar em processos de recrutamento, como sistemas de aplicação orientados por IA.

Marca empregadora orientada para um propósito

  • Baby Boomers e Geração X: Alinhe os objetivos da empresa com seus valores pessoais, como lealdade e ética de trabalho, nas mensagens da marca.
  • Millennials e Geração Z: Destaque a missão e o impacto social da empresa. Compartilhe histórias de iniciativas de responsabilidade social corporativa em plataformas sociais.

Programas de defesa e promoção de direitos dos colaboradores

  • Baby Boomers e Geração X: Incentive o compartilhamento de experiência e sabedoria por meio de fóruns internos de compartilhamento de conhecimento.
  • Millennials e Geração Z: Aproveite a sua presença digital para defender a marca, incentivando o envolvimento nas redes sociais em torno de eventos e conquistas da empresa.

Aprendizagem e desenvolvimento contínuos

  • Tradicionalistas e Baby Boomers: Ofereça oportunidades para compartilhar conhecimento, como liderar sessões de treinamento interno sobre habilidades práticas de liderança ou compartilhar insights sobre a evolução do setor.
  • Geração X à Geração Z: Ofereça treinamento contínuo e desenvolvimento de carreira, como workshops de habilidades digitais e ferramentas de plano de carreira.

Força de trabalho ágil e contratação baseada em habilidades

  • Todas as Gerações: Desenvolva uma cultura no local de trabalho que priorize a adaptabilidade e a diversidade de habilidades. Introduza iniciativas práticas como rotação de projetos, onde os colaboradores podem trabalhar em diferentes departamentos, e práticas de contratação baseadas em habilidades. Por exemplo, utilizar ferramentas de avaliação durante o recrutamento que se concentrem em tarefas do mundo real e em capacidades de resolução de problemas, em vez de apenas nas qualificações tradicionais. Essa abordagem garante que os valores do local de trabalho estejam alinhados com a capacidade de um indivíduo contribuir de forma significativa, independentemente da sua geração.

Unindo gerações: A abordagem de Page Outsourcing

Olhando para o futuro, as estatísticas demográficas indicam a importância crescente da idade nas tendências de recrutamento que moldarão o futuro do trabalho. A pesquisa prevê uma força de trabalho cada vez mais multigeracional, ressaltando a necessidade de as empresas planejarem as mudanças e se adaptarem em conformidade. Os serviços de consultoria de talentos promovidos pela Page Outsourcing trabalham para ajudar as empresas globais a compreender as mudanças iminentes na demografia da sua força de trabalho e preparar o caminho para esse futuro.

A Page Outsourcing traz a experiência de todo o Grupo e ajuda os clientes na elaboração de soluções que atendam a uma força de trabalho multigeracional por meio de insights e consultoria consistentes. Tendo orientado com sucesso inúmeras organizações na elaboração e refinamento de suas estratégias de Employer Branding, com foco em aspectos como bem-estar dos colaboradores, trabalho remoto, adaptabilidade e DEI.

Com a nossa presença global e profundo conhecimento, podemos ajudá-lo a desenvolver uma marca empregadora que não apenas atraia talentos diversos, mas também defenda os pontos fortes de cada geração. Contate-nos hoje mesmo e vamos começar a transformar sua marca empregadora em um ímã para talentos multigeracionais.